terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sobre Turismo e Zoneamento...

Caminhos de São Rafael;

TURISMO: Rolândia é um dos Municípios com maior potencial turístico no Norte do Paraná. Nosso legado cultural é objeto de vários estudos, teses, filmes e romances. Temos uma diversidade arquitetônica, cênica e histórica invejável. Além da tradicional culinária alemã, agora o distrito de São Martinho é a capital paranaense dos embutidos!

DESENVOLVIMENTO:  Não obstante este incrível potencial turístico, há décadas Rolândia se consolidou como pólo agrícola, industrial, comercial e de serviços. Graças ao empreendedorismo de nossa gente, somos a vigésima segunda economia do Estado. Em minha opinião, agricultura,  indústria e turismo não podem ser atividades antagônicas!

ZONEAMENTO: Com efeito, é preciso harmonizar e ordenar as atividades econômicas dentro do Município. Isto é possível com a definição de um zoneamento ecológico-econômico que sacramentará glebas com vocação turística, agrícola e ecológica, tais como as bacias dos Ribeirões Ema-Jaú e Cafezal, rota do Café, Caminhos de São Rafael, etc... 

REALIDADE: A explosão urbana causou vários conflitos de vizinhança entre indústrias e residências em Rolândia. Atualmente (devido a uma Lei de nossa iniciativa) as áreas industriais devem ser separadas das residenciais por via perimetral de 32 metros de largura. Tais avenidas já são realidade nos Jardins dos Pioneiros, José Erdei e Cidade Nova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário