quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Por uma Nova Vila Oliveira!!!

Proposta de Parque Ecológico e Esportivo da Grande Vila Oliveira.

Desde a minha Vereança, na década passada, estamos propondo a implantação de uma obra que revolucionará a Vila Oliveira. Pelas suas características e proporções a obra poderá ser chamada de Parque Ecológico e Esportivo da Grande Vila Oliveira!

Fato pacífico, a região do Kartódromo está localizada no Centro da Vila Oliveira, Horácio Cabral, Novo Horizonte, Vila Floresta, Vila Barros e Rosangelo. A região também abriga as veredas e nascentes do Ribeirão Vermelho. Hoje é uma região degradada...

Mas nem sempre foi assim: Na década de 50 haviam lagoas naturais que eram frequentadas por Jovens como Arthur Unbehaun e Messias Nogueira. Entre as décadas de 60 e 70 a região foi drenada para a implantação do Kartódromo e pelo Projeto CURA.

As nascentes, embora aterradas, continuam lá! Em vários pontos do futuro Parque é possível encontrar água à menos de 40 centímetros de profundidade e uma lage de rocha basáltica  alguns palmos mais abaixo...  O local tem um grande potencial cênico!

Neste sentido, o Projeto poderá ser dividido em duas etapas; Primeira: Implantação do Anel Viário da Grande Vila Oliveira, contemplando a implantação de uma Av. Marginal de Fundo de Vale que fará a conexão entre a Av. Ailton Rodrigues Alves e as Ruas Ouro, Dom Pedro II, Jade, Marfim e Safira, existindo ainda a viabilidade da interligação da Rua Platina;

Segunda: Implantação do Parque Ecológico e Esportivo; Aproveitamento das nascentes para formação de Lagos; Revitalização do Kartódromo e da Pista de Skate; Implantação de novas Praças Esportivas (campos de futebol suíço, canchas poliesportivas e pistas de bicicletas e caminhada); Estacionamentos; Horto Florestal; Iluminação...

Os ganhos ambientais e sociais serão imensuráveis. Milhares de propriedades (a maioria de baixa renda) serão imediatamente valorizadas com o Projeto. O trânsito caótico da Av. Ailton Rodrigues Alves e Dom Pedro II (acesso à Faccar) será desafogado!

Quem me conhece sabe de minha coerência e ética. Se a administração está buscando viabilizar a Primeira Etapa do Projeto junto a Caixa Econômica Federal, terá o nosso total apoio. É necessária  a união de todos: Autoridades, Conselhos e Comunidade!

Do ponto de vista Ambiental tal Obra só trará vantagens: Colocará um ponto final à décadas de pressão urbana irregular em área de alagados; Diminuirá a degradação das nascentes do Ribeirão Vermelho e será mais uma área verde arborizada para a Cidade!

Projetos como este não podem sofrer oposição! Esta agremiação deve resumir suas atividades a defesa da Ética e Legalidade. Este Projeto é capaz de mudar a  História e inserir definitivamente  a Vila Oliveira no contexto do Centro de Rolândia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário