terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cemitério Jardim é prioridade!



A necessidade de implantação de um novo cemitério é discutida desde 2009. Na época, como Diretor de Meio Ambiente e Secretário do COMDEMA, debatemos esta questão com o Prefeito, Vereadores, Conselho de Meio Ambiente, Autoridades Religiosas e Comunidade, onde foi decidido adotar o conceito de Cemitério Jardim. 

Em seguida, consultamos a Secretaria de Planejamento, por meio do engenheiro civil Cláudio Alberto Metzger, para escolha de possíveis áreas. Foram avaliados durante esse processo questões ambientais, geológicas, topográficas e de vizinhança.

Neste período foi realizada a primeira consulta à equipe do Prof. Dr. Fernando Fernandes, da UEL, que vistoriou e elogiou o local escolhido, na região do contorno Norte. 

Por razões políticas, solicitamos exoneração dos cargos que ocupávamos na administração e COMDEMA no início de outubro de 2009. A partir daí, infelizmente, o Projeto não caminhou como deveria. 

Como medida paliativa, a atual administração optou pela construção de “carneiras colmeias” nos muros do Cemitério Municipal, empurrando o problema com a barriga. Hoje a questão é tão urgente que a atual administração considera a possibilidade de realizar sepultamentos no Cemitério do Bartira por meio de nota da assessoria de imprensa. 

Recentemente, o Vereador Fábio Nogaroto, ajudou a aprovar na Câmara um projeto de Lei que autoriza o Executivo a leiloar 30 alqueires, não utilizados pela COROL, no distrito de São Martinho em prol da aquisição da área já definida em 2009. 

Pelo andar da carruagem, este será mais um dever urgente a ser cumprido pela próxima administração. Ainda haverá a responsabilidade de conduzir o complexo processo de licenciamento ambiental, licitação e execução das obras, o que demandará tempo e empenho.

Esperamos obter o seu voto de confiança para iniciar este trabalho. Assim, já em primeiro de janeiro de 2013, tomaremos as medidas necessárias para implantar o Novo Cemitério Jardim, em sintonia com a moderna legislação e conceitos ambientais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário