quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cruz de Pedra em São Rafael

A nova cruz de pedra;
São Rafael é um tradicional ponto histórico, cultural e turístico de Rolândia.  Sua fundação ocorreu nos primórdios da Colonização Norte Paranaense, em 1939. Na localidade, há uma bela Capela Católica, de arquitetura germânica, construída com rochas de basalto.  Por sua vez,  o belíssimo Cemitério mescla os conceitos de Jardim e Bosque. Recentemente, o Servidor João de Souza,  responsável pelo Cemitério, substituíu a velha cruz de Peroba Rosa por uma nova, em alvenaria e lascas de basalto. Os materiais foram adquiridos pela Municipalidade. As construções com pedra são um símbolo da localidade: A estrada, igreja, muros, túmulos e a nova cruz são um referencial germânico, único no Norte do Paraná!

2 comentários:

  1. Sempre visitando lugares interessantes desse Paraná querido. Nosso estado possui templos desconhecidos que vão além de uma publicidade corriqueira... Entre grutas, montanhas, mares, floresta, ainda encontramos um fundo de luz para encontrarmos nosso próprio templo interior. Grata por compartilhar suas andanças...sempre conectados! abração

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, Tsá, nosso Paraná e, por extensão, todo nosso Planeta e Universo são lugares Sagrados. Deveriam, neste contexto, serem tradados como uma fantástica manifestação do Criador - a Suprema Inteligência do Universo. Infelizmente, não é o que temos visto atualmente. Vegetais estão sendo tratados como "coisa" e Animais como "seres irracionais"... Contudo, a história vem demonstrando - aos que seguem esta lógica - justamente, o contrário! Muito obrigado pela sua visita e sempre pertinentes comentários! Shalom Aleichem/Namastê!

    ResponderExcluir