sábado, 23 de julho de 2011

A atitude psicológica do socialismo...


O ditador soviético Josef Stalin;

“Desnecessário é dizer que se os pais adotaram o comunismo por coerção, como é a maneira no comunismo-egoísmo, ele não irá agüentar durante gerações, mas irá ser derradeiramente revogado" (Baal HaSulam).
 
Rav Irving Bunim, de Abençoada Memória, possuía um conhecimento enciclopédico do Talmud e demais textos canônicos do Judaísmo.  Também era notável em várias ciências laicas. Em Ética do Sinai, Bunim faz uma sábia análise da atitude equivocada do materialismo dialético marxista. 

Nossa Mishná não silencia sobre Direito Econômico e Social. Para os nossos Sábios, aquele que diz "o meu é teu e o teu é meu" é o am haáretz (o ignorante) (Pirkê Avot, 5:13). Rav Bunim, comenta que a primeira vista, esta atitude parece tão absurda que nos perguntamos porque a Mishná a menciona.

A História mostra, porém, que até os dias atuais, as pessoas continuam a escolhê-la, pregá-la e a tentar viver por ela. É como estabelece a doutrina comunista, "de cada um segundo sua habilidade; a cada um segundo suas necessidades"... A atitude parece prometer bênçãos, mas, por que a Mishná a rejeita como abordagem do ignorante?

A resposta é que esta teoria demonstra total ignorância da natureza humana. Os socialistas não foram os primeiros a formular esta teoria ou a tentar viver por ela.  Muitas e muito custosas foram as tentativas utópicas feitas neste sentido, e todas fracassaram!

Em seu comentário sobre Avot, Rabi Iaacov Emden menciona os essênios descritos por Flavio Josefo, como os primeiros a se ajustarem ao estilo de vida comunitário, no deserto da Judéia. Entretanto, a história demonstrou que não tiveram sucesso. A Bíblia considera a natureza humana tal como ela é para trabalhar com ela e torná-la, gradualmente, melhor e mais santa.

Fato pacífico, muitos dos preceitos da Bíblia pressupõe a propriedade privada; Os essênios pensavam que viviam em uma santidade suprema, acima da própria Torah e quando as pessoas pensam que podem abrir as asas e voar por cima das Leis de Deus (ou das Leis Naturais) geralmente acabam caindo...

Quanto à experiência comunista do "paraíso na terra", há pouco a dizer sobre a farsa do mesmo. O socialismo não abandonou o conceito de propriedade privada. Todo mundo comunista passou a ser propriedade privada  sob controle de uma elite poderosamente armada, tirânica e assassina.

Por trás do fracasso de todas estas sociedades utópicas, desde os essênios em diante, existe um princípio sabiamente estabelecido por Meiri em nossa Mishná: A pessoa que escolhe viver de acordo com esta atitude, escreve, "tem o caráter deficiente, para cobiçar as riquezas dos demais... crendo, em seu íntimo, que a riqueza do próximo é maior que a sua; portanto, a deseja e luta para encontrar maneira de trocar sua propriedade pela do outro". Quantas pessoas sofrem desta doença, quantas estão mortalmente feridas por sua causa!

Por isso, quando o am haárets, adota esta atitude utópica, advoga o princípio de que "o que é meu deveria ser teu, e o teu deveria ser meu - o primeiro com o propósito de obter o segundo - pois a grama do vizinho sempre parece mais verde...

O ignorante jamais vê algo bom em sua propriedade, enquanto na do vizinho não vê sequer uma mosca no mel. Não pensa que com o que possui pode estar melhor que o outro. Mesmo quando o defensor desta "política de intercâmbio" é sincero, ainda há elementos contraditórios;

O Rabi Yehudah Aryeh Leib Alter,  em sua Obra Clássica Sefat Emet, observa: O traço peculiar do am haárets mostra que este começa como chássid, pois diz "o meu é teu". Mas em seguida nos desiludimos, pois diz: O teu é meu - e esta é a conclusão da filosofia do malvado de nossa Mishná. Pois bem. Esta é a característica de todo socialista: O bem e o mal misturados!

Muitos dos preceitos bíblicos implicam a aceitação do sistema de propriedade privada. Isto é essencial na natureza humana, para gerar incentivos e satisfações. É como leciona Rav Bunim: não misturemos de forma tão difusa a propriedade, dissolvendo os tão necessários limites do eu... Permaneçamos dentro dos nossos limites, não tomando injustamente nada que não nos pertença! Atitude, infelizmente, negligenciada por muitos!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. B"H

    Um link que pode interessante sobre marxismo e Cabalá:

    http://cabalaportugal.blogspot.com/2010/05/nacao-hauma.html

    שלום

    ResponderExcluir
  3. B´´H

    Obrigado pelo link valioso!

    Suas contribuições são muito bem vindas!

    Shalom Aleichem!

    ResponderExcluir