terça-feira, 14 de junho de 2011

Qual será o futuro de Rolândia?


Rolândia vive uma crise de identidade e tal fato merece ser melhor analisado: 1)  Já tivemos o título de “Rainha do Café”; 2)  Vivemos o trauma de várias empresas poluidoras; 3) Estamos sob um  autêntico holocausto vegetal; 4)  Há centenas de animais abandonados em nossas ruas; 5)   Somos  manchete constante de notícias sobre violência; 6)  A cidade está visivelmente suja e com alto índice de poluição sonora; 7)  Estamos perdendo muitos cidadãos com raízes e história em Nossa Terra; 8)  Estamos recebendo inúmeros  novos conjuntos  com pessoas que têm pouca ligação afetiva com a Cidade e seu Povo; 9)  Não temos opções significativas de cultura ou lazer: Do passado recente sobram poucas lembranças que passam despercebidas e acabam por desaparecer (caso do Hotel Rolândia); Neste cenário de ausência de identidade, Rolândia é procurada por empresas que nem sempre são bem vindas em outros municípios. Mesmo assim, Rolândia continua conhecida positivamente graças ao esforço de cidadãos particulares: Que contrapartida ganham essas pessoas que promovem Rolândia? Porquê dar tamanha atenção a firmas forasteiras, enquanto estabelecimentos tradicionais estão para fechar?  Qual futuro estamos semeando em Rolândia?

2 comentários:

  1. Oi Paulo, obrigada por visitar meu blog. Gostei do seu e também vou te acompanhar. Quanto ao assunto do post concordo com vc sobre a crise de identidade de Rolândia. Como comentei no Blog do Farina sou daí e amo a cidade mas tenho que admitir que ela mudou muito nos últimos anos.Aos 6 anos eu ia caminhando até o colégio e hoje quais pais deixam as crianças andarem desacompanhadas nas ruas? Na minha adolescência quando saíamos, voltávamos sozinhas pra casa à noite. Hoje não podemos nem pensar numa coisa dessas. A cidade era movimentada nos finais de semana, pessoas vinham de fora para frequentarem os vários barzinhos. A avenida Expedicionários ficava parada com o trânsito. Era muito bom. Hoje, quando visito a cidade não vejo coisa muito boa no centro durante a noite (não sou preconceituosa, por favor não me julgue), mas parece que as pessoas que moram no centro desaparecem da cidade nos finais de semana. Não sei se estou errada pois não é sempre que estou aí, mas essa é a impressão que tenho em todas as visitas quando passo pelo centro à noite. Então, se as pessoas abandonam a cidade todos os finais de semana como podem se importar com um lugar ao qual não dão a mínima? Acho que os moradores de Rolândia a estão abandonando e com isso os forasteiros estão se aproveitando. Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Adriana: Obrigado pelos valiosos comentários e por assinar nossos Arquivos. Analisando suas palavras, vejo que você têm razão: Estamos abandonando Rolândia aos maus políticos, aos maus empresários e aos perversos (de todas os tipos e classes sociais) que não respeitam à Cidade, a Natureza e seus próprios Semelhantes... Não basta apenas orarmos; É necessário agirmos! Muito Obrigado!

    ResponderExcluir