sexta-feira, 10 de junho de 2011

Minha experiência no Bonsaísmo...


Pratico bonsaísmo há 10 anos. Das várias árvores que cultivei no início, conservei em vaso dois exemplares de Fícus retusa. Os bonsais de árvores nativas, foram plantados no Refúgio Peroba Rosa. Presumo que o exemplar "triangular" tenha cerca de 20 anos, pois desde os meus tempos de Ginásio que o "namorava" sobre uma velha sibipiruna. No dia em que tal árvore foi abatida, resgatei-o. No decorrer desta década conferi-lhe a forma atual. Já o bonsai "copa-redonda" foi extraído do ápice de um jazigo da década de 50, no Cemitério Municipal. Estimo sua idade em 30 anos, pois o sistema radicular da planta havia tomado conta de várias paredes do mausoléu. Retirá-lo, sem danificar a estrutura, foi uma operação que levou cerca de três horas. Mas o resultado compensou. Grande parte dos neófitos em bonsaísmo, desistem por buscarem resultados imediatos. Outros por  não possuírem visão artística capaz de reproduzir as formas da natureza em vaso. Há os que  falham por noções insuficientes sobre substrato, adubação e drenagem...  Cada bonsaísta desenvolve sua técnica com o tempo... Contudo, a regra universal desta Arte Milenar pode ser resumida em paciência, conexão e respeito pelo vegetal!

Um comentário:

  1. Parabéns!...tbm tenho 3 bonsais e mais de 40 pré-bonsais. Estou "me especializando" em bonsais de Figueira nativa e cereja do Rio Grande. Tenho tbm alguns ficus, romã e pitanga. Boa sorte. Um abraço. Tio Cá.

    ResponderExcluir