sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Meu amigo de Orelha Branca!

Noites atrás, no Refúgio Peroba Rosa, topei com um Gambá - Didelphis albiventris. Não pude registrar em fotos o inusitado encontro com este exímio escalador de árvores! Contudo, fiquei emocionado que ele tenha encontrado um abrigo seguro em meio ao caos urbano!

Meu amigo de Orelha Branca é constantemente perseguido, injustiçado e espancado por ignorância! Noventa e nove por cento da população pensa que Gambás são ratos! Ora, bolas! Meu amigo nada mais é que um pequeno marsupial, como os famosos Cangurus australianos!

Eles ocorrem no Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, norte da Argentina e Uruguai.  Possem hábito norturno e crepuscular, e dieta onívera, alimentando-se de pequenos vertebrados, frutos, insetos e ovos (SILVA, 1994; EINSENBERG & REFORD, 1999; MONTEIRO FILHO, 2005). Já foi observado predando uma cobra "Jararaca" (Bothrops jararaca) visto que é imune ao veneno desta (OLIVEIRA & SANTORI, 1999).

Devido ao grande consumo de frutos e sementes, meu Amigo de Orelha Branca é considerado importante agente de dispersão de espécies nativas. Não posso negar que fiquei com certa inveja - saudável, é claro -das grandes habilidades e importância ecológica do meu amigo!

Por exemplo: Queria ter a mesma capacidade para escalar as imponentes Perobas do Refúgio, plantar árvores e ir às Florestas e Montanhas, sem receio algum das temidas Jararacas!

Fique em Paz, ó amigo de Orelha Branca,  minha Casa é a sua Casa! Só lhe peço que tome cuidado, caso queira passear pela nossa vizinhança... Pois há muita gente que ainda não conhece sua real importância!

2 comentários:

  1. Meu irmão, parabéns pelo blog, eu adorei essa história do gambazinho, que bonitinho! E como hj é seu aniver, quero deixar registrado aki meus parabéns, muitas felicidades a vc Paulinho, te amo muito!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Cá, é uma honra tê-la como Irmã!

    ResponderExcluir